Tipos de Próteses

Corega_CoupleRestaurant_003344

Existem dois tipos principais de próteses e nós descrevemos as diferenças abaixo. Seu dentista explicará qual opção melhor se encaixa ao seu estilo de vida. 

Próteses totais, próteses superiores e inferiores

Elas são recomendadas quando todos os dentes naturais no arco superior ou inferior (ou ambos) precisam ser substituídos. 

Próteses parciais

Elas são recomendadas quando alguns (somente um ou mais) dentes naturais precisam ser substituídos. Elas também ajudam a manter o alinhamento dos dentes remanescentes e impedem que eles se movimentem. 

Posso usar próteses fixas?

  • Substituição de dentes ausentes que foram fixos cirurgicamente
  • Suas opções incluem pontes, implantes e implantes tipo overdenture
  • Ou você pode considerar próteses removíveis

Na primeira vez em que seu dentista diz que você pode precisar substituir os dentes perdidos, provavelmente ele apresentará diversas opções que variam de preço e dificuldade do procedimento. Você poderá conversar sobre essas opções com seu dentista antes de decidir qual é a opção certa para você.

O substituto do dente pode ser removível, como próteses inteiras ou parciais; ou fixas, como pontes ou implantes.

Em comparação aos implantes e pontes, as próteses removíveis têm custo definitivamente menor. 

Ponte fixa

Uma ponte é uma prótese fixa usada para substituir o dente perdido (ou diversos dentes) pela junção de um dente artificial aos dentes adjacentes de cada lado do dente falso por meio de cimentação. 

Implantes

Um implante dentário é um dispositivo metálico semelhante à uma raiz, usado como um suporte para restaurações de um único dente ou grupo de dentes. Eles são colocados dentro do osso, e com o passar do tempo eles se fundem ao osso para um ajuste natural. O implante em formato de raiz é “coberto” com um elemento protético, como uma coroa ou uma ponte – enquanto alguns implantes possam ser cobertos logo após a colocação, outros podem precisar passar por esse procedimento seis meses após a colocação do implante. 

Próteses fixas implanto-suportadas

Próteses fixas implanto-suportadas podem ser uma alternativa. Uma ponte, que possui um dente substituto em anexo, é segura em implantes que são inseridos cirurgicamente no osso da mandíbula. A ponte é fixa por parafusos, mas ainda pode ser removida, se necessário. 

Próteses removíveis implanto-suportadas

Neste caso, os implantes na mandíbula são usados para ligar, e dar suporte, a um implante tipo overdenture. Eles possuem anexos especiais ligados no acrílico que podem ser ajustados nos anexos dos implantes. Em outras palavras, a prótese é removível, mas o uso dos implantes dessa forma pode aumentar a retenção e a estabilidade da prótese.

As informações disponibilizadas nesssa página não substituem a recomendação de um especialista. Fale com seu dentista.